global.stay-tuned

Currículo

Currículo


Partindo-se do princípio que o currículo é o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa ou níveis do ensino fundamental e médio, de acordo com os objetivos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele concretiza-se a partir da “proposta pedagógica” de cada escola, com os componentes ou conteúdos programáticos indicados em uma matriz curricular.

As aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos têm como referência as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais.

Esse conjunto de aprendizagens denomina-se “Componentes Curriculares”, constituídas por disciplinas ou conteúdos programáticos que integram o Currículo do ensino fundamental e médio.

O ensino médio deve atender a formação geral e poderá preparar o aluno para o exercício de profissões técnicas.

O Sistema Educacional Adventista atende como currículo o conjunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos conteúdos, os pressupostos para a atuação e procedimento do grupo docente e discente, as práticas pedagógicas, crenças, conhecimentos e valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.

Os currículos formal e informal cooperam para que os estudantes alcancem seu máximo potencial no desenvolvimento espiritual, mental, físico, social e vocacional. O verdadeiro conhecimento de tais capacidades inclui elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos e espirituais.

A aquisição do verdadeiro conhecimento leva a uma compreensão integral, que se manifesta em decisões e escolhas sábias de conduta e de vida.